impasse

Por que é tão difícil abrir os supermercados aos domingos?

Marcos Fonseca


Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

Desde 2007 os supermercados não abrem em Santa Maria aos domingos. Está para ser assinada, nos próximos dias, a nova convenção coletiva de trabalho entre patrões e empregados que restringe a abertura dos supermercados aos domingos e feriados. A medida valerá até junho de 2020.

A regra vai para seu 11º ano sem que nada se tenha avançado nas negociações sindicais. Ao contrário, as negociações retrocederam nesse período, ao menos sob o ponto de vista do consumidor. Quando a medida foi adotada, os mercados abriam um domingo por mês pela manhã e fechavam as portas às 13h. Com o tempo, esse domingo foi suprimido. E o horário de abertura em datas especiais, em que a convenção permite o funcionamento, foi reduzido para as 12h30min.

Daer não cumpre promessa, e duplicação da Faixa Velha segue dinheiro para retomada

Até agora, são mais de 500 domingos de portas fechadas. Até 2020, serão mais de 600. Nem mesmo a opinião dos consumidores da cidade, que preferem a liberdade de dia para comprar, consegue sensibilizar o setor. Em recente pesquisa da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), 64% dos santa-marienses ouvidos disseram ser a favor da abertura dos supermercados aos domingos.

Falar em supermercado aos domingos na cidade virou tabu. Lá no início, a Cacism até tentou convencer os empresários do setor a manter o funcionamento, como vinha ocorrendo desde os anos 1990. Em qualquer grande cidade do país, abrir supermercados aos domingos e feriados é tão normal que poucas discutem mudar essa cultura. Algumas até tentam, mas a proposta raramente prospera.

Passagem intermunicipal deve ficar 18,91% mais cara

Em Santa Maria é diferente. Estranho ser assim somente com os mercados. Com as lojas, a situação é outra. O recente acordo entre comerciários e lojistas define um calendário de abertura das lojas em alguns feriados até o final do ano. Em condições normais, o comércio pode abrir aos domingos, mas não nos feriados.

Para os lojistas, o atual acordo é visto como uma evolução, principalmente para os shoppings, que poderão aproveitar o grande movimento de consumidores durante os feriados na cidade com as lojas abertas.

OS TRABALHADORES
É preciso ficar claro que o Sindicato dos Comerciários está no seu legítimo papel de defender o interesse dos trabalhadores, tanto das lojas quanto dos supermercados. É óbvio que, se depender dos empregados, até mesmo o horário de funcionamento poderia ser menor e os salários, maiores.

PESQUISA: preço do gás sobe R$ 0,51 nos últimos quatro meses em Santa Maria

Mas a economia não funciona assim. É preciso haver diálogo para se chegar ao meio termo, que seja bom para todos os lados. É assim em qualquer atividade.

Não é possível afirmar que o fechamento aos domingos seja prejudicial ou que a abertura seja benéfica aos mercados e trabalhadores. Mas é possível afirmar que restringir estabelecimentos comerciais de funcionarem aos domingos e feriados é, sim, um retrocesso.

Só quem perde, mesmo, são os consumidores e a economia local. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após cheia e estiagem, produção de peixes cai 30% e preços devem ficar mais caros na Semana Santa de Santa Maria Anterior

Após cheia e estiagem, produção de peixes cai 30% e preços devem ficar mais caros na Semana Santa de Santa Maria

Comércio de rua  estará aberto em Santa Maria neste domingo Próximo

Comércio de rua estará aberto em Santa Maria neste domingo

Economia